Uma das exposições mais aguardadas do ano desembarca em São Paulo a partir do dia 19 de outubro de 2014. A maior retrospectiva de obras da história de Salvador Dalí promete repetir o mesmo sucesso do Rio de Janeiro, onde quase 1 milhão de pessoas passaram pelo evento.
Dalí foi um dos principais nomes do surrealismo, movimento artístico bastante influenciado pelas teorias do médico neurologista e criador da psicanalise Sigmund Freud (1856-1939) e que enfatiza o inconsciente. Foi pintor, desenhista, ilustrador, cineasta e cenógrafo. Suas pinturas retratam geralmente figuras recorrentes como relógios, muletas e corpos mutilados.
A exposição/evento apresenta, principalmente, a década de 30, o auge do movimento surrealista. Ela já foi apresentada no Rio de Janeiro e chega a São Paulo com algumas novidades, entre elas cinco novas obras da Fundação Gala-Salvador Dalí e outras duas do Museu Reina Sofia, instituições detentoras de 90% dos trabalhos expostos. Uma delas retrata o pequeno óleo sobre madeira O Espectro do Sex-Appeal (1934), em que Dalí mostra o temor pela sexualidade, e O Piano Surrealista (1937), fruto de sua colaboração com os irmãos Marx. A curadoria é de Montse Aguer, diretora do Centro de Estudos Dalinianos da Fundação Gala-Dalí.
Uma evento desse porte já desperta o medo dos visitantes em relação às filas quilométricas, no entanto, a espera com certeza vai valer a pena. As obras foram cedidas pelo Museu Reina Sofiá e pela Instituição Gala-Salvador Dalí e quase todas elas nunca passaram por territórios brasileiros.A mostra vai contar com cerca de 150 obras do artista, dentre gravuras, pinturas, cinema, desenhos e muito mais. Uma oportunidade única de conferir de perto a sua versatilidade e genialidade.
Duração – 3 meses
Data – 19 de outubro de 2014
Local – Instituto Tomie Ohtake
Endereço – Rua Coropés, 88 – Pinheiros
www.institutotomieohtake.org.br
Fonte – Guia da Semana